* Literatura Brasileira





Hilton Marques




 É dramaturgo  e roteirista brasileiro.

Nascido em Catende 193. Ccidade da zona da mata de Pernambuco, Hilton Marques iniciou sua carreira em  1960 , participando de um curso de criação, produção e direção de televisão  e, depois de aprovado, assinou seu primeiro contrato com a TV Rádio Clube do Recife, emissora pertencente à Rede Tupi. Dois anos depois, também passou a trabalhar no departamento de redação da Norton Publicidade do nordeste.

Em 1964, transferiu-se para São Paulo, para trabalhar como supervisor de rádio e televisão na agencia de propaganda  J.Walter Thompson. No ano seguinte, foi convidado para voltar à televisão e assinou contrato com a TV Tupi do Rio de Janeiro, para escrever e dirigir espetáculos, programas de humor e tele-teatros.

Em  1975, transferiu-se para a Rede Globo de Televisão e, junto com Jo Soares, Max Nunes, Haroldo Barbosa e  Afonso Brandão, criou e escreveu os programas Planeta dos Homens  (de 1976 a 1980) e Viva o Gordo  (de 1981 a 1987).

No SBT, para onde se transferiu em  1988, ao lado de Jô Soares e Max Nunes, escreveu inicialmente o programa Veja o Gordo e, depois, passou a escrever para o talk – show Jo Soares Onze e meia teatro, escreveu duas comédias em parceria com Max Nunes - Divórcio, o Cupim da Sociedade e La Vênus Desbundê, encenadas no Teatro Casa Grande e Teatro Casa grande e Teatro da Praia no Rio de Janeiro.
 Atualmente, é roteirista e consultor do Programa do Jo , na Rede Globo.



Nenhum comentário: