* Literatura Brasileira







"Um país se faz com homens e livros"
  Monteiro Lobato 





José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882  São Paulo, 4 de julho de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Pica pau Amarelo (1939).
Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.
Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.


Algumas Obras:

Coleção Sítio do Pica pau Amarelo
§  1921 - O Saci
§  1922 - Fábulas
§  1930 - Peter Pan
§  1932 - Viagem ao céu
§  1933 - Caçadas de Pedrinho
Entre Outros...  

Livros para adultos


§  O Saci Pererê: resultado de um inquérito (1918)
§  Urupês (1918)
§  Problema vital (1918)
§  Cidades mortas (1919)
§  Ideias de Jeca Tatu (1919)
§  Negrinha (1920)
§  A onda verde (1921)
§  O macaco que se fez homem (1923)
§  Mundo da lua (1923)
§  Contos escolhidos (1923)
§  O garimpeiro do Rio das Garças (1924)
Entre Outros....
foto:www. google.com 

Nenhum comentário: