* Literatura Estrangeira


"A vida se transforma rapidamente, a vida muda num instante, você senta para jantar e a vida que você conhecia acaba de repente".

Joan Didion







Joan Didion (n. 5 de dezembro de 1934) é uma escritora americana cujos trabalhos como jornalista, ensaísta e romancista a tornaram muito reconhecida tanto nos Estados Unidos quanto em outros países para os quais ela foi traduzida. Didion colabora freqüentemente no The New York Review of Books e na revista The New Yorker. Ao lado de seu marido (já falecido), o escritor John Gregory Dunne, ela colaborou em diversos roteiros. Atualmente, ela vive na cidade de Nova York.
Didion nasceu em Sacramento, Califórnia e se formou pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 1956, como bacharel em Inglês. Grande parte dos textos da escritora ilustra sobre o contexto de sua vida na Califórnia, especialmente durante os anos 60, como o mundo em que ela cresceu “começou a parecer parado”. Suas descrições sobre teorias conspiratórias, paranóias e sociopatias são agora consideradas parte do cânone da literatura americana.

Obras:


Didion escreveu nove romances e oito livros de não-ficção. Suas coleções de ensaios, Slouching Towards Bethlehem (1968) e The White Álbum (O Álbum Branco) (1979) – que foi considerado em um suporte para explicar a Califórnia como “a capital paranóica do mundo”
No ano de 2001 a escritora publicou Political Fictions, uma coleção de ensaios publicados anteriormente na New York Review of Books. Em 2003 Didion publicou um livro de memória chamadoWhere I Was From, que explora os mitos californianos e a relação da autora com o lugar onde nasceu e com a sua mãe.
O livro mais recente de Didion é The Year of Magical Thinking (O Ano do Pensamento Mágico), publicado em 4 de outubro de 2005 nos Estados Unidos e, em 2006, no Brasil. O livro trata do ano seguinte ao da morte de seu marido, enquanto o qual sua filha, Quintana, passava por um grave estado de saúde. Em novembro de 2005, o livro ganhou o prêmio para a categoria de não-ficção no National Book Award.

Fonte: htpp//:pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário: