* Literatura Brasileira (Catarinense)


"Eu falava, falava, e eles sorriam para mim, aquiesciam e corriam comigo em volta das poças grandes que a chuva deixava no pasto."
Lausimar Laus (do livro o guarda-roupa alemão)



- Lausimar Laus nasceu em Itajaí (SC), em 16 de abril de 1916. Trabalhou no Jornal do Brasil, Correio da Manhã, Jornal do Comércio, revista O Cruzeiro, Jornal O Estado de São Paulo e Correio do Povo. Lausimar Laus preocupou-se em registrar as influências culturais trazidas pelos alemães (Goeth, Heine, Verlaine). Assim como o folclore catarinense presente na região.
Lausimar deixa claro, em carta para um amigo que tudo que escreve vem de suas vivência e, de forma bastente explicita, comenta sobre O guarda-roupa e sua relação com esta peça fundamental dentro do seu romance.De maneira prazerosa, o cômico, o trágico, o poético. Além disso, seu trabalho com a linguagem é cuidadoso e detalhado. Seus termos caracteristicos, o emprego do "tu"ainda usado, com o verbo na segunda pessoa, apenas no litoral catarinense e no cearense, justamente onde os açorianos se fixaram.
Lausimar Laus faleceu no Rio de Janeiro a 3 de Outubro de 1979.

Obras:
O Guarda-Roupa Alemão(1970);
Ofélia dos Navios (1983);
O Mistério do Homem na Obra de Drummond;
Tempo Perfeito;
Entre outros...
Fontes texto e foto: :http://www.skoob.com.br/autor/1201 e http://www.passeiweb.comhttp://www.passeiweb.com

Nenhum comentário: