* Literatura Brasileira

Jô Soares





"É bem melhor pensar sem falar, do que falar sem pensar."
José Eugênio Soares ( Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 1938), mais conhecido como Jô Soares, é um humorista, apresentados de televisão, escritor, artista plástico, dramaturgo, diretor teatral e ator brasileiro.
Filho do empresário paraibano Orlando Soares e da dona-de-casa Mercedes Leal, Jô queria ser diplomata quando criança. Estudou no Colégio São Bento do Rio de Janeiro e em Lausanne na Suíça, no Lycée Jaccard, com este objetivo. Porém, percebeu que o senso de humor apurado e a criatividade inatas apontavam-no para outra direção.
Entre 1959 e 1979 Jô Soares foi casado com Teresa Austregésilo. Com ela teve o único filho: Rafael Soares (nascido em 1964). De 1980 a 1983 a atriz Sílvia Bandeira, doze anos mais nova, foi sua esposa. Em 1987 casou-se com a designer gráfica Flávia Junqueira Pedras Soares, de quem se separou em 1998. Já namorou a atriz Mika Lins. Nos finais de seu programa tem se referido frequentemente, desde meados de 2009, a uma certa "Esmeralda" como sendo sua atual companheira.
O apresentador fala, com diferentes níveis de desenvoltura, cinco idiomas (
português, inglês, francês, italiano e espanhol) e é sobrinho de Kanela, ex-técnico da seleção brasileira de basquete.
Obras:

O astronauta sem regime, L&PM - 1985;
O Xangô de Baker Street, Cia. das Letras - 1995;
O Homem que Matou Getúlio Vargas, Cia. das Letras - 1998;
Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, Cia. das Letras - 2005.

Nenhum comentário: