* Infanto-juvenil

Monteiro Lobato


"Um país se faz com homens e livros"




José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948)[1] foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo, bem como divertido, de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de inúmeros e deliciosos contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças.
Lobato ostensivamente revelava, em seus livros, as influências que recebeu diretamente dos autores de obras infantis, desde os fabulistas clássicos, como Esopo e La Fontaine, aos personagens dos desenhos animados que então surgiam nas telas do cinema, como Popeye e sua trupe, o Gato Félix e outros.
As crianças do Sítio visitavam e eram visitados por todas personagens do imaginário literário, e
Peter Pan convivia ao lado de figuras folclóricas, como o Saci, tudo isto permeado pela forte presença de uma característica então comum no meio rural: a tradição oral de "contar histórias" - e quase sempre é assim que Tia Nastácia e Dona Benta introduzem aos leitores, os novos assuntos que dão mote aos livros do autor.
Dentre os clássico explicitamente citados por Lobato, encontram-se
Lewis Carroll, Carlo Collodi (criador do Pinóquio) e J. M. Barrie, além de outros que, presume-se, tenham-no influenciado diretamente, dada as semelhanças, como L. Frank Baum (de O Mágico de Oz) e Wilhelm Busch.

Obras:

1921 - O Saci
1922 -
Fábulas
1927 -
As aventuras de Hans Staden
1930 -
Peter Pan
1931 -
Reinações de Narizinho
1932 -
Viagem ao céu
1933 -
Caçadas de Pedrinho
1933 -
História do mundo para as crianças
1934 -
Emília no país da gramática
1935 -
Aritmética da Emília
1935 -
Geografia de Dona Benta
1935 -
História das invenções
1936 -
Dom Quixote das crianças
1936 -
Memórias da Emília
1937 -
Serões de Dona Benta
1937 -
O poço do Visconde
1937 -
Histórias de Tia Nastácia
1939 -
O Picapau Amarelo
1939 -
O minotauro
1941 -
A reforma da natureza
1942 -
A chave do tamanho
1944 -
Os doze trabalhos de Hércules (dois volumes)
1947 -
Histórias diversas ....


"A natureza criou o tapete sem fim que recobre a terra. Dentro da pelagem deste tapete vivem todos os animais respeitosamente.Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem."

Nenhum comentário: