* Filosofia

Will Durant

"Uma grande civilização não é conquistada de fora até que tenha destruído a sí mesma por dentro."




William James Durant (5 de Novembro, 1885 - 7 de Novembro, 1981) foi um filósofo, historiador e escritor estadunidense de aspirações libertárias.Mais conhecido por sua autoria e co-autoria junto a sua mulher Ariel Durant na série historiográfica 'História da Civilização'
Durant lutou pelo sufrágio feminino, por salários igualitários e por melhores condições de trabalho para a 'força trabalhista Norte-americana'. Durant não apenas escreveu sobre muitos tópicos, mas também pôs suas idéias em prática. Will é amplamente mencionado por tentar trazer a filosofia ao homem comum. Ele escreveu A História da Filosofia, e mais tarde com a ajuda de sua mulher Ariel escreveu A História da Civilização, além de ter escrito artigos para revistas.
Ele tentou melhorar o entendimento da existência humana, do ponto de vista de suas fraquezas e de sua perversidade. Durant reprovava a estreiteza da vertente histórico-social que hoje é conhecido por
Eurocentrismo, comentando e identificando em seu livro Nossa herança Oriental que a Europa foi apenas uma parte irregularmente projectada da Àsia, ou seja, a Europa foi uma colônia sociocultural da Àsia, e sua veracidade confere, pois desde o período clássico, cidades como Atenas foram colónias culturais da Àsia Menor. Will queixou-se do provincialismo de nossas tradições históricas que começaram com a Grécia e preteriam a Ásia, resumindo sua história em apenas uma linha, mostrando que este foi um dos maiores erros de nossa perspectiva e inteligência.
Em 1917, trabalhando em sua tese de doutorado em filosofia, Will escreve seu primeiro livro Filosofia e o problema social. Nele Will discutiu a idéia de que a Filosofia não havia crescido porque evitou os atuais problemas sociais. Durant concluiu sua tese de doutorado e recebeu o título de doutor ainda em 1917. Antes, já trabalhava como instrutor na Universidade de Columbia.
Quanto aos seus livros, os Durant empenharam-se em criar o que eles chamavam de História Integral. No entanto, eles se opuseram à especialização histórica exacerbada, ou seja, uma rejeição antecipada do que alguns viriam a chamar de o culto do expert. Suas metas eram de escrever uma biografia detalhada da civilização (ocidental), sem perder o bom senso, incluindo não apenas guerras usuais, políticas e biografias, mas também a cultura, arte, filosofia, religião e a ascensão da comunicação de massa.

Fonte:foto e texto http://pt.wikipedia.org/wiki/Will_Durant

Nenhum comentário: